Dia desses, minha prima-sobrinha Yule comentou algo tipo "vamos curtir, porque a vida é uma só", daí eu cutuquei perguntando (e estranhando) se ela não acreditava em espíritos (fantasmas ou qualquer coisa do tipo)… Você aliás não me respondeu, Yule! e duvido que vc não acredite nem um tiquinho, o que desmontaria a teoria de que a vida acaba quando o corpo morre.
Hoje, estudando expressões, aprendi como se diz "Você só vive uma vez" em inglês e, pra minha surpresa, é uma palavra que a gente vê muito nesses gifs, charges e memes dos americanos: YOLO!
FAZ ANOS que vejo essa palavra e só interpretava a ideia de que era zoeira, só hoje aprendi que significa YOU ONLY LIVE ONCE (vc só vive umavez)… ENTÃO me lembrei da Yule!
Acontece que, um minuto depois, na lição seguinte, aprendi que existe um bolo chamado YULE LOG (tronco de Yule) -que aliás parece delicioso-, então fui investigar e descobri que YULE é como chamavam DEZEMBRO e JANEIRO (sim, os dois meses juntos) na cultura anglo-saxônica (alemães*, entre os anos 500dC e 1000dC).
Pra entender o nome do bolo:
1. se parece a uma tora, um tronco (daí o nome) e trata-se de um doce típico de "Natal"
2. festas no fim de Dezembro e começo de Janeiro existem há milhares de anos, muito antes de existir Jesus, poque celebra-se o "começo do fim do inverno" (pros países acima da linha do Equador, onde quase todas as tradições do mundo Ocidente surgiram)
3. essas festas eram pagãs, nada religiosas, daí os católicos só "aproveitaram" a data pra celebrar o nascimento de Jesus (cuja data era incerta e teriam que definir uma -espertinhos esses papas, né?), e NESSA FESTA que era uma espécie de ano novo, tinham a tradição de uma fogueira, onde colocavam um tronco especial, simbólico (como nossa simbólica fogueira de são joão, ou mesmo a árvore de natal), e esse era O TRONCO DE YULE…
=)
WOW!